Como já foi comentado e mostrado através de imagens, a Escola Dilma vem desenvolvendo um projeto cujo objetivo principal é conscientizar alunos e comunidade escolar a respeito dos problemas causados pelo lixo, e procurar mostrar o que é possível fazer para amenizar tais problemas.
Além disso, apesar de ser a primeira vez que nossa Escola se envolve nesse tipo de projeto, todos sabemos que o lixo é um problema bem antigo e que está se agravando cada vez mais em consequência do excesso de consumismo, também sabemos que muitos ecologistas estão trabalhando e realizando ações para tentar sanar os danos causados à natureza em consequência da inconsequência humana.
Diante disto, não dá para deixar de comparar o trabalho que está sendo desenvolvido por nossos professores e alunos, com outros já realizados no decorrer das décadas que o lixo tornou-se problema.
Por exemplo, as imagens da visita ao COINCO pode nos remeter a outros Aterros Sanitários existentes no Brasil, como o GRAMACHO no Rio de Janeiro, cujo cenário fez parte recentemente do Documentário "Lixo Extraordinário".
O filme retrata o citado aterro, mostrando as pessoas que lá vivem "catando materiais recicláveis" em busca de sua sobrevivência.
Como o assunto do momento na EEBPDGE é lixo e reciclagem, parece importante conhecer outras realidades, por isso estes comentários estão sendo feitos. É lógico que não dá para comparar as coisas em termos de tamanho territorial, porém este não é o foco do nosso trabalho, e os aterros sanitários, grandes ou pequenos, tem muitas coisas em comum entre si.
veja a sinopse do filme:
Filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano. Retirado do site: http://www.lixoextraordinario.net/
Apesar das imagens chocantes, parece interessante ver o trailer do filme, até mesmo para entender e pensar:
É muito triste saber que pessoas como nós, obrigam-se a viver de maneira tão decadente para conseguir comer, enquanto tanta comida está sendo jogada fora.
No próximo post falaremos sobre a participação do artista plástico Vick Muniz, idealizador do projeto e criador de algumas obras de arte feitas com retratos dos catadores e material reciclável, o que pelo menos trouxe um pouco de conforto e alegria para eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário